povo Mumuila são povos  provindos do grupo etno-lingüístico ‘Nhaneca-humbi’ espalhados um pouco por toda província da Huila. Os Vamuila (plural de Mumuila) são um povo de cultura solida e de ideologia firme. São de uma resistência cultural imensurável.

São um dos povos  que ainda mantém as suas costumes e tradições antigas. Muitas pessoas desconhecem da sua existência. Os Mumuilas são criadores de gado, essa e a sua principal fonte de sustento.

Circulantes nas artérias da cidade ou posicionados na rua do mercado municipal do Lubango, crianças, jovens e adultos mumuilas despertam a curiosidade de qualquer um, sobretudo dos visitantes, obrigando-os a uma curta paragem.

Geralmente, as senhoras têm parte do corpo adornado com panos de samakaka, tranças típicas, o pescoço rodeado com missangas de diversas cores, que também servem para adornar a cabeça, o pescoço, o tronco, onde os colares são colocados formando o sinal matemático de vezes (X), assim como pulseiras em representação da  riqueza cultural transcendental local, a ser preservada e valorizada. 

Nas ruas das serras da Chela, elas comercializam chás naturais e óleo de mumpeke e Ngundi para vitaminar o cabelo. De tronco nu, por imperativo cultural, estas mulheres atraem os olhares da maioria dos turistas, alguns desconhecedores dos usos e costumes do grupo etno-linguístico Nyaneka-Nhkumbi.

A sua beleza torna-se, assim, irresistível a uma pose fotográfica dos tunisinos, camaroneses, franceses, espanhóis e visitantes de outros países. Há mesmo quem se desloque aos municípios do interior para obter mais informações e imagens dos Nyaneka-Nhkumbi.

Humpata, Chibia, Quipungo, municípios próximos do Lubango, capital huilana, têm sido os mais visitados. Quem lá foi não se sentiu defraudado. É o caso do fotógrafo tunisino Hessen Monouibi, que captou fotos da cultura Nyaneka-Nhkumbi para exibir no seu país.

Hessen Monouibi disse que, através destas imagens, vai poder mostrar ao mundo o modo de vida de um povo que continua a preservar as raízes históricas. “O povo da Huíla tem valores tradicionais encantadores, típicos dos africanos. Vou levar estas fotos para mostrar na Tunísia que não somos os únicos a guardar os hábitos e costumes deixados pelos antepassados”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here